A Administração Financeira

O mercado está cada vez mais competitivo e isto exige uma melhor administração das empresas. O mundo globalizado abriu portas para novas oportunidades mas trouxe também mais concorrentes. O insumo mais importante da empresa passou há ser o tempo, e o ciclo econômico e financeiro é o conceito que melhor incorpora a influência do tempo nas suas operações.

 A administração financeira dentro das empresas representam o conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido.

 A falta da administração financeira adequada pode causar problemas à empresa, pois, não conseguirá ter informações corretas sobre saldo do caixa, sobre o valor dos estoques das mercadorias, sobre o valor das contas a receber e das contas a pagar, sobre o volume das despesas fixas e financeiras, etc. Além disso, não saberá se a empresa está tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais, porque não é elaborado o demonstrativo de resultados e não calculará corretamente o preço de venda, porque não são conhecidos seus custos e despesas.

 A função financeira tem um papel muito importante no desenvolvimento de todas as atividades operacionais, contribuindo significativamente para o sucesso da organização.

 Surge então a necessidade de um controle financeiro adequado e eficiente, para que as empresas possam prever os acontecimentos e tomar suas decisões o mais rápido possível. Muitas das vezes a tomada de decisão é que vai permitir a sobrevivência da empresa no mundo globalizado. Deve-se ter dados confiáveis e transformá-los em relatórios que auxiliarão o administrador na tomada de decisão. O importante é sair na frente, ou seja, decidir o que fazer antes das outras empresas, o que muitas das vezes resulta em sucesso para empresa.

O fluxo de caixa é uma das principais ferramentas da administração financeira que objetiva a otimização dos recursos financeiros. É a arte e a ciência de administrar esses recursos, para maximizar a riqueza dos acionistas, evitando assim situações prejudiciais às empresas, tais como: insuficiência de caixa, corte nos créditos, suspensão de entrega de materiais e mercadorias, fatos que podem causar uma série de descontinuidade nas operações. O excesso de caixa, situação que se refere a uma reserva muita elevada, também pode ser administrada com a utilização do fluxo de caixa. Logo, tanto insuficiência quanto excesso de caixa podem ser geridos através do controle do Fluxo de Caixa.

Prof.: Ricardo Luiz Barbosa